sexta-feira, 6 de março de 2009

Pegue a capa

Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai Genêsis 9:23

De um texo tão simples podemos extrair grande lições para o nosso dia a dia. Provando assim mais uma vez,que a bíblia(toda ela)é divinamente inspirada. Onde menos esperamos existe um relance da graça de Cristo.
Noé após sair da arca,decide ser lavrador da terra e planta uma vinha. Um dia ele colhe algumas uvas e decide fazer um vinho.Até aí tudo bem.Até aí...
Noé se embriaga,fica bêbado e por sinal fica muito,muito bêbado.
A roupa passa a ser um incômodo e Noé decidi tirá-la.Como todo bêbado Noé percebe que qualquer lugar é um agradável lugar pra se dormir,Noé decide se deitar no meio da sua tenda. Bêbado e nú,esse é um retrato de Noé nesse momento.
E se lermos somente esse trecho da escritura,quem seria Noé pra cada um de nós?
Um bêbado chato e sem pudor.Boa resposta!
Muitas das vezes julgamos as pessoas por fatos isolados de suas vidas. E matamos sonhos,perspectivas de futuro com nossas frases de desdém e nosso olhar repulsivo.
Uma foto,um fato,uma sentença Quem é o homem da foto acima?Eu não sei. Não sei o seu nome,não sei onde ele mora,não sei se ele tem uma moradia,se tem filhos,se tem esposa,não sei de nada,só sei que ele está bêbado.Só sabemos disso. Não sei o que levou ele a procurar na bebida um alento pra sua dor.Talvez um casamento fracassado,uma vida financeira arruinada,quem sabe um filho nas drogas. Incertezas e mais incertezas,mas uma coisa é certa,ele está bêbado,jogado e isso pra meu pensamento medíocre camuflado de pureza basta. Vem pra dentro meu filho se não bêbado vai te pegar,e eu corria pra dentro de casa fugindo de um homem sujo e embriagado.Só Deus sabe a dor que eu ainda criança causei em um homem adulto fazendo isso.
A verdade é:Esse homem na calçada tem um sonho,e com certeza não foi isso que ele sonhou pra si. Ninguém pede a Deus pra ser um alcólatra,uma prostituta,um viciado ou homossexual.
O diabo veio pra roubar,matar e destruir.Lá vaiiiii.... Quantos de nós não temos sidos usados pra executar os planos do inimigo,excluindo esses que também foram criados a imagem e semelhança de Deus. Se pudéssemos ouvir o grito da alma desses homens,certamente ouviríamos:Ei,por favor!!!Eu estou bebâdo,mas eu não sou isso que você está vendo.Não desiste de mim!!! Não desiste de mim mulher,eu ainda posso ser um bom esposo. Não desiste de mim pai,você ainda pode se orgulhar de mim. Não desista de mim sociedade,eu posso ser alguém.
Da minha e da sua vida as pessoas conhecem os fatos,a verdade quem conhece é Deus.
Hoje estou aqui escrevendo essas palavras,mas a alguns anos eu já estive bêbado,surrado pelo diabo,esquecido por aqueles que um dia me deram paz do Senhor.
Quantos de nós já não viramos o rosto ao encontrar um desviado,assassinos que somos... Que Deus tenha misericórdia de nós.Porque a bíblia que me chama de geração eleita,vaso escolhido,menina dos olhos de Deus,sacerdócio real etc...NUNCA ME CHAMOU DE JUÍZ.
Deixa eu voltar pra bíblia(empolguei)
Cam o filho mais novo de Noé,foi até seus irmão e disse: Venham ver nosso pai.Ele está ali jogado,bêbado e nú.
Não condene Cam,antes de se identificar com ele.
Lembre-se que você já fez muito isso.Talvez tenha se perguntado como. Quando você diz: Pra esse aí não tem jeito. Quando você quer limitar algo que nunca conheceu limites:A Graça de Deus.
Aponta o erro,através de fatos isolados e nunca tira da boca o passado das pessoas como se o seu fosse o mais puro de todos os passados.
Cam era um acusador,Sem e Jafé eram adoradores,isso fez todo a diferença.
A bíblia diz que Sem e Jafé decidiram pegar uma capa e cobrir seu pai. A bíblia não relata,mas creio que houve um diálogo mais ou menos assim:
-Sem,nosso pai está bêbado mas ele não é um bêbado. -Verdade Jafé,isso é apenas um fato.Nosso pai é um homem justo.
-Talvez ele esteja com frio,peguemos uma capa,vamos cobri-lo.
-Sim,boa idéia!!! -Espera,espera!!!O que foi Jafé? -Não quer ter a lembrança do meu pai assim,quero lembrar de quando ele estava construindo a arca,vamos de costas,não quero vê-lo dessa maneira.
-Boa idéia Jafé;eu também não quero lembrar desse episódio.
Ambos entraram de costas na tenda,e com os rostos virados cobriram a nudez de seu pai.
Meu amado quero concluir dizendo que você escolhe que tipo de comportamento vai ter diante dos tropeços das pessoas. Você pode ser mais um Cam,que vai apontar o erro,mas não vai ajudar o errado. Ou você pode ser como Sem e Jafé pegar uma capa chamada Intercessão e cobrir essa pessoa.
Se hoje estou na presença de Deus,se deve muito ao fato que uma mulher chamada Eleuzi Dantas,minha mãe,pegou uma capa. Em meio a muitas lágrimas ela me cobriu debaixo dos seus joelhos,enquanto eu bebia no mundo.
Hoje minha mãe ora pedindo pra que Deus me use enquanto eu prego,a capa ainda está em suas mãos.Bendito seja o nome do Senhor!
Pais não desistam dos seus filhos,filhos não desistam dos seus pais. O amor de Deus pode cobrir essas pessoas,mas cabe a você ter uma atitude. PEGUE A CAPA
Que Deus te abençoe!!!
Daniel Dantas

2 Comments:

Debora Zibordi said...

A paz do Senhor, Daniel.

Obrigada pela visita em meu blog.
Excelente texto, ele nos faz pensar quem somos em Cristo e o que podemos fazer para que os sofredores e desprezados pelo mundo possam se achegar junto ao trono da graça para alcançar misericórdia.

Que Deus abençoe seu blog, tenho certeza de que este espaço é mais uma bênção de Deus para nossas vidas.

Que a graça e a misericórdia do Senhor possam acompanhar sua vida e ministério.

Alessandro Monteiro said...

Paz Daniel! Acabei de ler o seu texto e realmente abriu mais ainda meus olhos para a justiça e a injustiça. Escolho a primeira! Fica com Deus meu amado irmão!